
Não.
Vou falar que inclusive a maioria dos pacientes atendidos no consultório não são atletas. São pessoas comuns que buscam maior performance na vida, seja buscando um emagrecimento saudável, hipertrofia muscular, qualidade de vida e saúde. Temos muito contato com atletas, pois além do consultório, trabalhamos em clubes e por isso fazemos avaliações diárias em vários tipos de esporte.
Atendo pessoas que nunca praticaram exercício físico, mas desejam iniciar e não sabem como. Pessoas que praticam musculação, mas que querem melhorar a performance. Pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou sentem alguma dor e que querem melhorar desta queixa para voltar à prática da sua atividade física. Pessoas com doenças neurológicas, reumatológicas, cardiovasculares, entre outras, que não sabem como e de que forma podem melhorar a sua saúde através do exercício. Pessoas com obesidade que já tentaram de tudo para emagrecer e que precisam de ajuda. E os atletas que buscam melhorar sua performance.
Portanto, é uma ampla gama de pessoas.
Eu costumo falar que o Médico do Esporte deve ser indicado para toda pessoa que utiliza o exercício físico como meio ou como fim. Meio para atingir um objetivo como hipertrofia, emagrecimento, bem-estar físico e emocional. E como fim seria a pessoa que é atleta, onde seu esporte é o seu objetivo final. Ou seja, para qualquer pessoa.
Prezo muito pelo diálogo com as outras profissões, sempre em prol do bem-estar do paciente. Para mim o paciente é quem mais se beneficia com isso. Quem já trabalhou comigo sabe. A medicina esportiva pôde me proporcionar conhecer muitos amigos das outras profissões, pessoas que levo comigo para sempre. Mantemos contato direto com a fisioterapia, buscando entender como o paciente está evoluindo, quais os próximos passos para a reabilitação e trocando ideias de como podemos ajudar a retornar para o exercício da maneira mais segura possível. Conversamos com a Nutrição para alinharmos as melhores estratégias de dieta possíveis para o objetivo final além da psicologia, pois entendo que estar com o status psicológico bem alinhado é uma forte arma para o sucesso. Alinhamos estratégias com o profissional de educação física que acompanha o paciente para buscarmos a maior performance possível e o maior bem-estar.
Então não, Médico do Esporte não atende apenas atleta. Ele atende todo tipo de pessoa, afinal, o exercício físico é o melhor plano de saúde que existe.