
Quem sou eu
Meu nome é Diogo, tenho 31 anos e sou um apaixonado pelo que o exercício físico pode proporcionar para o nosso corpo e a nossa mente. Já fui atleta de basquete na infância e adolescência pelo Clube Náutico onde atuei por 7 anos e atualmente pratico musculação e corrida. Nasci em Custódia/PE, morei toda a minha vida em Recife/PE onde me formei em Medicina em 2017 pela Universidade de Pernambuco (UPE). Visando maior aprimoramento na área clínica, fiz a residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em 2021 me mudei para São Paulo para iniciar a Residência de Medicina do Exercício e do Esporte pela Universidade de São Paulo (USP).
Meu primeiro contato com a Medicina Esportiva ocorreu em 2019 quando trabahei como médico de campo do Clube Vitória das Tabocas/PE, no campeonato pernambucano de futebol. Ali comecei a vislumbrar de que poderia trabalhar na área de Medicina Esportiva. Em 2020 Ipré-pandemia) fiz outros jogos pelo mesmo clube.
Em 2021 fui convidado para trabalhar nos jogos do Referência Futebol Clube, que é um grupo que trabalha com jogadores de base e naquele ano iniciaria no Campeonato Paulista. Atualmente estou na coordenação médica do clube.
Na residência de Medicina do Exercício e do Esporte entendemos como funciona a fisiologia da pessoa que pratica exercício físico e todas as suas demandas. São 3 anos de residência vivenciando diariamente o cuidado com o paciente que utiliza o exercício físico como objetivo final, como no caso dos atletas e daqueles pacientes que usam o exercício físico como meio para saúde física e mental, como no caso dos não atletas (que chamamos de esportistas). Na residência passamos por vários estágios no Instituto do Coração (Incor), vivenciando as alterações cardiológicas e como minimizar os riscos de eventos adversos relacionados à doenças cardiológicas nos atletas e esportistas. Aprendemos de forma prática sobre lesões ortopédicas e como atuar no diagnóstico e reabilitação. Atendemos pacientes com objetivos diversos, desde prática de exercício para melhora de saúde física até atletas de alta performance e medalhistas olímpicos. Atuamos no controle da Obesidade, doença crônica de alta prevalência no mundo, visando sempre a saúde física e mental da pessoa. Durante a residência me aprimorei no uso do Ultrassom Musculoesquelético, aprendendo na prática e em estágio no Instituto de Radiologia do HC, auxiliando no exame físico e consequentemente no diagnóstico das doenças musculoesqueléticas. Fazemos um trabalho multidisciplinar com áreas como a fisioterapia esportiva, nutrição, psicologia, enfermagem, visando sempre colocar o paciente no centro de tudo. Ele é o nosso foco e o nosso objetivo.
Na residência médica podemos ser convocados para atuar em eventos esportivos. Em 2022 recebi minha primeira convocação pela Confederação Brasileira de Judô para o treinamento de campo da equipe sub-18 e sub-21 para os mundiais daquele ano. Neste mesmo ano trabalhei em jogos como médico de campo do São Paulo (Feminino Sub-17 e Sub-20) e Corinthians (Sub-17), além de trabalhar como médico de campo nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar em 2021 no jogo entre Brasil e Colômbia na Arena do Itaquera. Trabalhei ainda como médico de campo no jogo da Seleção Brasileira Feminina de Futebol no jogo Brasil x Canadá, entre outros jogos por outros clubes de São Paulo. Em 2023 representei o Esporte Clube Pinheiros nos campeonatos brasileiros de Atletismo (Cuiabá/MT) e Natação (Recife/PE), onde o clube sagrou-se campeão nas duas competições. Participei como Coordenador Médico do Campeonato Brasileiro de Judô sub-13 e sub-15 em Curitiba/PR em 2023 e atualmente estou no último semestre da Residência de Medicina Esportiva – USP.
Trabalho na Clínica Move em São Paulo, clínica especializada em Medicina Esportiva, com ampla estrutura, equipe de fisioterapia, psicologia, nutrição, médicos de várias áreas (Reumatologia, Acupuntura, Cardiologia, Endocrinologia, Fisiatria, Geriatria, Infectologia, Neurologia e Pediatria).
Entendo que todo e qualquer objetivo precisa de uma atenção personalizada, entendendo o contexto de cada pessoa em que ela se insere, suas dificuldades, seu trabalho e em como alinhar o seu dia a dia com o seu objetivo. Valorizo muito cada conquista e entendo que existem percalços nesse trajeto. Mas essa também é a nossa função: te ajudar a superar os obstáculos. Hoje sou muito feliz por ter o exercício físico na minha vida. É o meu maior plano de saúde e não largo. Vamos juntos construir a sua história?
Mais informações? Segue lá no instagram